sábado, 5 de fevereiro de 2011

PREFEITO ENTREGA USF PARA MORADORES DO IBURA DE BAIXO




Fernando Silva
USF Cidade Operária foi inaugurado na manhã desta sexta
USF Cidade Operária foi inaugurado na manhã desta sexta
Já em funcionamento, o espaço atende às reivindicações populares por intermédio do Orçamento Participativo

Por Marcela Sotero

Os moradores do Ibura, Zona Sul do Recife, receberam do prefeito João da Costa mais um espaço para cuidar da saúde, a USF Cidade Operária. Inaugurado na manhã desta sexta-feira (4), o espaço, que já está funcionando e beneficia mais de dez mil moradores do bairro, atende às reivindicações populares por intermédio do Orçamento Participativo (OP). O investimento na 117ª unidade da capital pernambucana foi de cerca de R$ 422 mil.

A satisfação é imensa, pois, estamos cuidando da saúde das pessoas com qualidade, com profissionais capacitados e que foram orientados para fazer atendimentos humanizados, ou seja, com atenção e carinho”, disse o prefeito João da Costa. Estão atuando no local três equipes de Saúde da Família e duas de Saúde bucal, formadas por 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, técnicos de saúde bucal e auxiliares de consultório dentário.

O USF possui 17 cômodos, entre salas, consultórios, banheiros e recepção. Há, ainda, espaços para copa, vacinação, esterilização, nebulização e curativos. “Vemos um cenário de que estamos no caminho certo, mudando o antigo cenário da cidade de deserto no quesito da saúde, sem atendimento bucal, para a atual realidade, com prédios bem estruturados e uma rede abastecida de remédios”, falou o secretário de Saúde Gustavo Couto.

Para a população, o momento foi de comemoração. “Estamos realizando uma luta de muitos anos. Quem diria que alguém ia chegar aqui passando mal, receberia os primeiros atendimentos e seria encaminhado a uma emergência? Pois isso aconteceu hoje, e, graças a essa atitude, o paciente está bem”, testemunhou a agente comunitária de saúde, Maria Rozinete Paixão. Já a delegada do OP, Rosa Maria de Souza, agradeceu: “Hoje temos um posto digno, graças ao prefeito. Muito obrigada por ter assumido e cumprido o compromisso”.

Também prestigiaram o ato, os secretários municipais Henrique Leite (Articulação Política), Eduardo Vital (Serviços Públicos), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa) e Félix Valente (Chefe de Gabinete). Participaram, ainda, o coordenador do OP, Augusto Miranda e o assessor executivo de Saúde Tiago Feitosa, a diretora do Distrito Sanitário VI, Daniele Rodrigues, além dos vereadores Inácio Neto e Luiz Eustáquio.

Em 2000 cerca de 90 mil pessoas, um total de 6% da população, eram atendidas pelo PSF, na época formado por 27 equipes; hoje mais de 800 mil pessoas, 57% populacional, têm acesso ao atendimento, e são atendidas por 246 equipes. Há onze anos, não existia atendimento de Saúde Bucal no PSF; hoje, 127 equipes prestam esse tipo de assistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário