quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rui Falcão diz que reuniões do PT com outros partidos têm sido positivas

Rui Falcão diz que reuniões do PT com outros partidos têm sido positivas

Do site do PT


O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão afirmou hoje que as reuniões mantidas com outras agremiações partidárias, sobre a Reforma Política, têm superado as expectativas pela boa recepção que o tema desperta. As primeiras reuniões ocorreram com o presidente do PSB, governador do Pernambuco Eduardo Campos, com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e com a representação do PDT, através do deputado Brizola Neto que é vice-presidente do partido. "A primeira conclusão é que nós vamos repetir essas reuniões para repassar os problemas nacionais no crivo desses partidos. Segundo: vamos procurar os partidos da base aliada. O PMDB, o PRB, o PR e os partidos que estão apoiando o governo da presidenta Dilma, para que a reforma política eleitoral possa se viabilizar", afirmou.
Rui Falcão disse que nessas reuniões se estabeleceram consensos importantes. O primeiro deles é a defesa do voto obrigatório, do sistema proporcional e do financiamento público e exclusivo de campanha. "Todos os partidos concordaram com essas diretrizes", observou, bem com o instituto da fidelidade partidária. "Com as fundações desses partidos, nós vamos fazer um trabalho conjunto para analisar quais as melhores formas de se instituir o financiamento público exclusivo, porque ainda não há clareza sobre a lista elaborada democraticamente. Há varias propostas de lista fechada e as fundações vão apresentar alguns modelos", acrescentou.
O presidente do PT afirmou que outro tema pautado pelos partidos para as próximas reuniões diz respeito à coincidência das eleições num único ano, mantendo a reeleição. "Os quatro partidos querem agora um encontro com o senador Humberto Costa e com deputado Henrique Fontana para analisarem as propostas que estão tramitando no Senado e na Câmara dos Deputados e para onde devem convergir os respectivos relatórios dos projetos de lei, as propostas de emendas constitucionais", explicou.
Quanto aos seminários e reuniões com os partidos políticos, que terão a presença do ex-presidente Lula, Rui Falcão disse que nessa primeira reunião ele esteve presente e que Lula tem o intuito, também, a partir desse consenso mínimo, de convidar organizações da sociedade, as centrais sindicais, a plataforma dos movimentos sociais e a central dos movimentos populares. "Num passo seguinte, o ex-presidente pretende dialogar com as bancadas e com os governadores para, a partir daí, termos uma grande campanha popular em defesa da Reforma Política, até porque um dos pontos-chave é ampliar a participação popular nos plebiscitos, nos referendos e na iniciativa popular legislativa que hoje estão muito travados", disse Rui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário