Rui Falcão diz que reuniões do PT com outros partidos têm sido positivas
Do site do PT
O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão afirmou hoje que as reuniões mantidas com outras agremiações partidárias, sobre a Reforma Política, têm superado as expectativas pela boa recepção que o tema desperta. As primeiras reuniões ocorreram com o presidente do PSB, governador do Pernambuco Eduardo Campos, com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e com a representação do PDT, através do deputado Brizola Neto que é vice-presidente do partido. "A primeira conclusão é que nós vamos repetir essas reuniões para repassar os problemas nacionais no crivo desses partidos. Segundo: vamos procurar os partidos da base aliada. O PMDB, o PRB, o PR e os partidos que estão apoiando o governo da presidenta Dilma, para que a reforma política eleitoral possa se viabilizar", afirmou.
Rui Falcão disse que nessas reuniões se estabeleceram consensos importantes. O primeiro deles é a defesa do voto obrigatório, do sistema proporcional e do financiamento público e exclusivo de campanha. "Todos os partidos concordaram com essas diretrizes", observou, bem com o instituto da fidelidade partidária. "Com as fundações desses partidos, nós vamos fazer um trabalho conjunto para analisar quais as melhores formas de se instituir o financiamento público exclusivo, porque ainda não há clareza sobre a lista elaborada democraticamente. Há varias propostas de lista fechada e as fundações vão apresentar alguns modelos", acrescentou.
O presidente do PT afirmou que outro tema pautado pelos partidos para as próximas reuniões diz respeito à coincidência das eleições num único ano, mantendo a reeleição. "Os quatro partidos querem agora um encontro com o senador Humberto Costa e com deputado Henrique Fontana para analisarem as propostas que estão tramitando no Senado e na Câmara dos Deputados e para onde devem convergir os respectivos relatórios dos projetos de lei, as propostas de emendas constitucionais", explicou.
Quanto aos seminários e reuniões com os partidos políticos, que terão a presença do ex-presidente Lula, Rui Falcão disse que nessa primeira reunião ele esteve presente e que Lula tem o intuito, também, a partir desse consenso mínimo, de convidar organizações da sociedade, as centrais sindicais, a plataforma dos movimentos sociais e a central dos movimentos populares. "Num passo seguinte, o ex-presidente pretende dialogar com as bancadas e com os governadores para, a partir daí, termos uma grande campanha popular em defesa da Reforma Política, até porque um dos pontos-chave é ampliar a participação popular nos plebiscitos, nos referendos e na iniciativa popular legislativa que hoje estão muito travados", disse Rui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário